Aveia: Um Superalimento!

Simples de preparar, a AVEIA é um cereal com rico perfil nutricional ou seja, nela encontramos: carboidrato, antioxidantes, fibras solúveis, fibras insolúveis, vitaminas do complexo B, E, cálcio, fósforo, ferro e proteínas.

Dentre tantas substâncias favoraveis a nossa saúde, as fibras solúveis merecem destaque, já que quando consumida com regularidade, ajuda a diminuir o colesterol sanguíneo, reduzir a pressão arterial e a controlar o diabetes. Esta fibra absorve água no intestino e forma uma pasta viscosa que ajuda na captura do colesterol dos alimentos e diminui sua absorção para o corpo.

aveiaflock

Além desses fatores, a aveia contém muitos antioxidantes que previnem contra o envelhecimento e o aparecimento de doenças, contém zinco que auxilia na diminuição de acnes e melhora o sistema imunológico e contém boro, um mineral importante para a saúde dos ossos.

Podemos encontrá-la na forma de farinha, flocos (grossos ou finos) e farelo e vale lembrar que elas diferem entre si principalmente pelo processo de produção e por isso apresentam concentrações diferentes de fibras.

O farelo de aveia é extraído da camada externa do grão de aveia e, por esta razão, traz uma concentração elevada das fibras betaglucanas (evitam problemas cardiovasculares, reforçam o sistema imunológico e importante para a redução do colesterol). O farelo de aveia é o que apresenta maior quantidade de betaglucanas. São 9 gramas de betaglucanas para cada 100g do farelo.

A farinha de aveia tem uma quantidade um pouco menor de fibras que as aveias em flocos e o farelo de aveia, pois é obtida da parte mais interna do grão.

As aveias em flocos finos e grossos são obtidas a partir do grão de aveia integral, mantendo todas as suas partes e sem acréscimo de outros ingredientes.

A aveia é considerada um alimento completo e por causa do alto valor nutritivo ela é reconhecida como um alimento com propriedades funcionais (tem elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças e trazem benefícios à saúde) mas, estudos demonstram que é preciso ingerir 30 gramas, ou seja, aproximadamente três colheres de sopa de aveia diariamente para obter os seus benefícios.

Muito versátil ela pode ser consumida já no café da manhã, pois como tem carboidrato garante a energia matinal. Salpicada com frutas, adicionada a iogurtes, sucos, shakes e às vitaminas. No almoço e no jantar, ela pode ser adicionada a saladas, no preparo de molhos ou no enriquecimento de sopas. A aveia também pode fazer parte da preparação de bolos, tortas (doces e salgadas), pães, biscoitos, cookies, empanados, bolinhos e farofa.

Que tal adicioná-la hoje mesmo a sua alimentacao?

😉

– Fonte das informações: A Nutricionista, Grupo Natural da Terra e Dicas de Saúde.

Anúncios

Um comentário sobre “Aveia: Um Superalimento!

  1. Pingback: Creme de Aveia com Salada de Frutas | Vida Querida

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s