A Páscoa alemã

A Páscoa na Alemanha (Der Ostern), assim como no Brasil, é uma comemoração religiosa e muito importante do calendário cristão. Apesar disso, nem todos os símbolos e costumes possuem um caráter religioso. Os  ovos, coelhos e cordeirinhos da Páscoa, que ao longo dos anos se tornaram populares, e acabaram mesclando com os costumes pagãos, seriam um grande exemplo disto.

Ovos coloridos e decorados. Uma tradição na Páscoa alemã

Ovos coloridos e decorados. Uma tradição na Páscoa alemã

As lojas e supermercados ficam repletas de deliciosos ovos de chocolate mas, os ovos cozidos – e coloridos! – também fazem parte da tradição. O mais legal é que há o costume de decorar as casas e jardins para está época do ano. Basta um breve passeio pela cidade, para vermos ovinhos coloridos – e outros objetos que remetem a Páscoa – pendurados em árvores e galhos, trazendo um um encanto único e muito especial.

decpascoa2015adecpascoa2015

O feriado de Páscoa inicia-se na sexta-feira, aqui chamado de Karfreitag (Sexta-feira da Paixão) e diferente do Brasil, se estende até a segunda-feira, aqui chamada de Ostermontag (Segunda de Páscoa).

No Ostersonntag ou seja, domingo de Páscoa, os sinos das igrejas anunciam em alto tom a ressurreição de Cristo. Nas igrejas católicas, estes mesmos sinos permanecem em silêncio desde a Quinta-feira Santa e depois, apenas os “Osterratschen” – espécie de chocalho de madeira – podem ser tocados. E justamente por isso, algumas regiões tem por costume colocarem as crianças nas ruas tocando instrumentos e batendo palmas, convocando assim os fiéis para a missa e as orações.

De todas as tradições de Páscoa, a minha preferida é a que acontece no Ostersonntag (domingo de Páscoa). Minha sogra esconde ovos – em diferentes tamanhos e cores – pelo jardim e minha sobrinha precisa encontrar estes ovinhos deixados pelo 🐰 “coelhinho”. Está é uma tradição muito comum por aqui, especialmente em famílias com crianças.

coleho

Fofo não?! Ah, como eu queria muito ser criança para sair por aí, procurando ovinhos deixados pelo coelhinho.

Um beijo 😘

e obrigada pela companhia

– Fonte das Imagens: Site familie.de e strauss-innovation.de
Anúncios

3 comentários sobre “A Páscoa alemã

  1. Ahhh!!!!! .. Muito lindo!!!! .. Que bom Fran .. (posso te chamar assim, né?) .. poder saber como são as comemorações ai do outro lado do mundo!!! .. Muito bonito e também muito fofo, .. isso das crianças procurarem os ovinhos no jardim!!! .. O meu nome é Luiza, moro em Porto Alegre(RS), e conheço e gosto muito de Vitória(ES) onde tenho amigos queridos!!! .. Conheci o teu Blog através do Bolg da Vania Castanheira, conheci a tua história, e estou torcendo MUITO por ti .. pela tua saúde e bem estar!!!! .. És uma valente, esperançosa e corajosa, e isso é muito bom, .. ajuda qualquer tratamento!!! ..Vou acompanhar os teus posts para ficar sabendo como tu estás, e também como é a vida na Alemanha! .. Gosto muito de saber como vivem outros povos!!!
    Que Deus sempre te abençoe e ilumine os teus caminhos!!! .. “Feliz Páscoa”!!!
    Beijão! .. Com carinho .. Luiza Novo Duarte .. ❤

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Luiza!
      Que comentário gostoso de ler! É claro que pode me chamar de Fran 🙂
      Fiquei feliz de saber que conhece e tem amigos na minha cidade. Agradeco de coracao todo o carinho e as doces palavras. Ficarei muito feliz em tê-la por aqui, venha sempre que quiser, combinado?! Pode deixar que em breve farei um post sobre meu atual estado mas, estou bem! Que Deus abencoe sua vida e desejo-lhe também uma feliz Páscoa!
      Um beijo enorme pra você 😘

      Curtir

  2. Pingback: É “Dia dos Pais” por aqui! | Vida Querida

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s