Lentilhas, muito além da sorte.

Neste post quero falar um pouquinho sobre os benefícios de uma leguminosa muito especial, a lentilha. Mas, antes de começar, você sabe o que são: Leguminosas?

Leguminosas são grãos contidos em vagens ricas em tecido fibroso. Elas são importantes por conterem carboidratos, que garantem energia para o funcionamento do corpo e do sistema nervoso e, também, proteínas, que são ‘construtoras de tecidos’ no organismo. As leguminosas sao uma usina de nutrição superior, repletas de nutrientes por caloria. Por serem digeridas lentamente, elas reduzem o colesterol e o açúcar no sangue, o que resulta em um alto índice de saciedade. Do grupo das leguminosas fazem parte as leguminosas secas: feijão (encarnado, manteiga, frade…), grão-de-bico, e lentilhas, e as leguminosas frescas: ervilhas, favas.

.

Sabemos que no Brasil, a lentilha é um alimento muito comum nas festa de final de ano mas, você sabia que além de sorte, ela traz diversos benefícios para a saúde?

- Na foto a minha preferida: Lentilhas vermelhas.

– Na foto a minha preferida: Lentilhas vermelhas.

A lentilha é um superalimento! Cerca de 25% das suas fibras são solúveis, que atenuam a velocidade de absorção de nutrientes e diminuem a absorção do colesterol dos alimentos. Ela é fonte de vitaminas e minerais fundamentais para a saúde do organismo, carboidratos complexos , além de ser uma fonte rica em fibras solúveis.

Fibra solúvel – ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Se você tiver resistência à insulina, hipoglicemia ou diabetes, as leguminosas como as lentilhas podem realmente ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, fornecendo a energia de queima lenta. Suas fibras também auxiliam no bom funcionamente intestinal.

Além de fornecer lenta queima de carboidratos complexos, as lentilhas podem aumentar a sua energia, fornecendo Ferro, Folato e Magnésio. Especialmente para as mulheres menstruadas, que estão mais em risco para deficiência de ferro, aumentar a quantidade de ferro com lentilhas é uma boa idéia – especialmente porque, ao contrário da carne vermelha, outra fonte de ferro, as lentilhas não são ricas em gordura e calorias.

Elas são classificadas conforme o tamanho com dúzias de variedades para cada uma que se cultiva. Enquanto os tipos mais comuns são verdes ou castanhas, as lentilhas também estão disponíveis nas cores preto, amarelo vermelho e laranja. Os diferentes tipos oferecem consistências variáveis, com os verdes e castanhos retendo melhor a sua forma após a cozedura, enquanto os outros se tornam mais macios e pastosos.

Enfim, as lentilhas são bastante nutritivas no que diz respeito ao seu contributo para a nutrição humana e sem dúvida alguma, devem fazer parte da nossa alimentação.

– Segundo o dr. Joel Fuhrman (maior especialista em tratamento natural e nutricional do mundo), devemos consumir diariamente 1 xícara inteira de leguminosas. 

… ♦ …

– Fonte da Imagem: Arquivo Pessoal
– Fonte de Informações: Artigos do livro “Eu Consigo Emagrecer” e pesquisas em sites de nutrição.
Anúncios

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s