É mesmo Carnaval?

É simmmmm! É Carnaval na Alemanha; É Carnaval no Brasil; E é Carnaval aq… NÃO!!! Aqui em casa nao é Carnaval, não mesmO!  Por aqui o clima é de tranquilidade…

Não é Zoe? ZoOoOoOe??

💤💤💤💤💤💤

É… acho que “alguém” dormiu… Melhor deixá-la descansar afinal, hoje é sábado! 😉

DSCF0239

Você sabia que o Carnaval na Alemanha é conhecido como a “quinta estação do ano”? Todos os anos ele começa em 11 de novembro às 11h 11min e termina na Quarta-Feira de Cinzas; durante todos estes meses é muito comum as pessoas saírem fantasiadas para o trabalho ou mesmo por puro divertimento. O Carnaval é uma festa colorida e alegre; uma tradição repleta de fantasias divertidas e trajes tradicionais.

Diferente do Brasil, nem todas as cidades entram no “clima” de folia, enquanto algumas regiões os foliões saem fantasiados e pulam Carnaval pelas ruas lotadas, em outras partes da Alemanha, ele é celebrado no máximo em escolas e jardins de infância.

O Carnaval – também chamado de Fastnacht ou Fasching – é comemorado principalmente na região da Renânia (região do oeste da Alemanha, as margens do rio Reno) e em  regiões de predominância católica no sul da Alemanha.

Na região da Renânia as foliãs usam fantasias tradicionais de Tanzmariechenparecido com a baliza de banda militar – e Buettenredner – figura tradicional em bailes de Carnaval, faz “discursos” irônicos e rimados e em sua maioria zombam da situação política. Enquanto que os foliões do sul usam máscaras de madeira bizarras e vagam pelas ruas fantasiados de figuras ancestrais como bruxas. As cidades de maior folia do Carnaval na Renânia são Mainz, Colônia, Dusseldorf e Bonn.

O Fastnacht suábio-alemânico e o Carnaval renano receberam em dezembro de 2014 o título de  Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO.

carntigres2014

Eu e Kai no Carnaval dos Tigres 2014. Ao lado, tradicional fantasia aqui no sul da Alemanha; repare na máscara de madeira

Fantasias tradicionais do Carnaval na região da Renânia

Tanzmariechen e Buettenredner, fantasias tradicionais do Carnaval na região da Renânia.

kol2

Imagens site Koeln.de

kol 2

Imagens site Koeln.de

Beijokas 😘

– Informações retiradas do site goethe zentrum
– Imagens: Arquivo pessoal, Google e Koeln.de
Anúncios

2 comentários sobre “É mesmo Carnaval?

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s