“Adventskranz” A Guirlanda Mágica do Natal

Estava ansiosa por este post, afinal, vou escrever sobre uma das minhas paixoes, o Natal. Faltam apenas 11 dias para a chegada do Natal e os enfeites tomaram conta das cidades, as casas e varandas ganharam decoracoes especiais, os supermercados estao recheados de produtos típicos e claro, os famosos Mercados de Natal “Weihnachtsmärkte” encantam ainda mais esta época. Vou contar um pouquinho sobre algumas destas encantadoras tradicoes, comecando pelo Adventskranz.

  • “Adventskranz” (coroa de Advento)

A palavra Advento é de origem latina e significa chegada, ou seja, é o tempo de nos prepararmos para o Natal, a chegada de Jesus. Nesta fase de preparação, as coroas de Advento, Guirlandas e velas trazem um encanto mais que especial. É momento de renovar os sentimentos, esquecer as tristezas e organizar as coisas, é um período de expectativa e de alegria pela comemoração do nascimento de Jesus.

Geralmente feitas com ramos de pinheiro e decoradas com fitas vermelhas, o “Adventskranz” possui quatro velas, que são acesas gradativamente, a cada Adventssonntag (Domingo de advento). Sua forma circular simboliza união, além do amor de Deus, que é eterno, sem início e nem fim, e também o nosso amor a Deus e ao próximo e os ramos verdes, representam a esperança da vinda de Cristo.

Nosso Adventskranz – Com três velas acesas, já que hoje (14/dez) é o terceiro domingo do advento.

Nosso Adventskranz – Com três velas acesas, já que hoje (14/dez) é o terceiro domingo do Advento.

O período começa no primeiro domingo do advento “erster Adventssonntag” e termina na noite do dia 24 de dezembro, aqui chamado de Heiliger Abend (Noite Santa). As quatro velas lembram as quatro semanas do Advento, o chamado Adventszeit e a medida em que elas são acesas, representam a chegada de Jesus, luz do mundo.

Pelo que eu sei, o Adventskranz foi criado por Johann Hinrich Wichern, um pastor evangélico que cuidava de crianças em um orfanato de Hamburgo. Por conta das inumeras perguntas que elas faziam, queriam sempre saber quantos dias faltavam para o Natal, no ano de 1839, o pastor criou o seu primeiro Kranz (coroa de madeira), nesta coroa ele colocou 19 velas vermelhas pequenas (que representavam os dias das semanas) e 4 velas grandes brancas (representando os domingos). Assim, as velas eram acesas sucessivamente, numa espécie de contagem regressiva para a chegada do natal e com o passar do tempo, galhos de pinheiros foram sendo acrescentados a sua decoracao, simbolizando vida e esperança.

Nos dias de hoje, há aqueles que compram o seu Adventskranz prontinho mas, existe a possibilidade de faze-lo em casa, comprando a coroa, velas e decoracoes à gosto, assim como eu fiz. Neste ano de 2014, o primeiro domingo de Advento “erster Adventssonntag” foi no dia 30/11, o segundo “zweiter Adventssonntag” dia 07/12, hoje, 14/12 é o nosso terceiro domingo de Advento ou “dritter Adventssonntag” e o próximo domingo, dia 21/12 será o quarto e ultimo domingo de Advento “vierter Adventssonntag” ou seja, o Natal esta se aproximando!

E você, faz algo diferente no Natal? Tem algo que considera especial para esta época?

adventskranzmont

Imagens: Arquivo Pessoal

Espero que tenha gostado, no próximo post vou falar um pouquinho sobre a tradicao do “Adventskalender” (calendário do Advento).

Anúncios

2 comentários sobre ““Adventskranz” A Guirlanda Mágica do Natal

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s