Tem saúde no grão do trigo!

Eu sou fã de trigo em grao e foi por isso que compartilhei com você, a receita da minha salada preferida. Como a idéia do blog também é dividir informacoes, encontrei uma matéria muito legal sobre o trigo em grao no site A Nutricionista.com e vou dividir com você! 

Durante muito tempo os grãos de cereais como o trigo, arroz, milho, centeio e aveia têm sido elementos dominantes nos hábitos alimentares sendo amplamente consumidos no mundo inteiro e em uma enorme variedade de produtos.

No entanto, a maior parte dos alimentos à base de cereais são consumidos na sua forma refinada. Isto significa que a parte exterior do grão é removida, durante a moagem dos cereais, conservando o endosperma, composto principalmente de amido, que é posteriormente moído para a obtenção de farinhas brancas (refinadas).

Para que um grão seja considerado integral, é preciso que este esteja completo, ou seja, possua três camadas: o farelo, denominado comumente de casca, o endosperma, porção intermediária e o gérmen, que é a semente.

partes-do-cereal-integral

O farelo, que compõem a camada mais externa, é rico em fibra, vitamina B, proteína e minerais; o endosperma constitui uma excelente fonte de energia para o corpo, pois fornece carboidratos complexos; e o gérmen, que por sua vez, possui alta quantidade de minerais, vitaminas, antioxidantes e fitonutrientes (substâncias naturais, presentes nas plantas, que fazem bem ao organismo).

Os efeitos benéficos dos grãos incluem:

Redução do colesterol (por exemplo, pelas fibras solúveis encontradas na aveia, centeio). O consumo de cereais integrais como parte de uma dieta saudável, reduz os níveis de colesterol no sangue e podem diminuir o risco de doenças cardíovasculares. Pesquisas recentes mostram que as pessoas com corações saudáveis tendem a comer mais alimentos contendo cereais integrais, como parte de uma dieta com baixo teor de gorduras e estilo de vida saudável.

Produção de baixos níveis de glicose e conseqüente menor resposta da insulina (um benefício na perda de peso). Quando comemos, há um pico de glicose no sangue após a refeição. Já os integrais fazem diminuir esta quantidade da substância no sangue, contribuindo também no controle do diabetes.

Aumentam a saciedade ajudando na manutenção e perda de peso;

– Reduzem o risco de alguns tipos de câncer, especialmente os associados à obesidade (no intestino e no estômago);

Efeito protetor pelas fibras (do farelo) no intestino: A lignana das plantas, como encontrada na linhaça, farelo de trigo e centeio, são fitoestrógenos e são conhecidos pela sua proteção   contra alguns tipos de câncer.

– Bom funcionamento intestinal: As fibras presentes nos cereais integrais são importante para o bom funcionamento intestinal, pois aumentam o bolo fecal e facilitam o trânsito intestinal. IMPORTANTE:  não esqueça de ingerir no mínimo 2 litros de água ao dia para que as fibras possam funcionar corretamente!

- Fonte da Imagem: Pesquisa Google

É indicado usar grãos integrais, pois ingerindo a mesma quantidade de energia de um alimento comum, o indivíduo adquire maior quantidade de minerais, vitaminas, fibras, antioxidantes, lipídios, proteínas e outros nutrientes.

O ideal para uma dieta saudável é o consumo de cinco a seis porções de grãos ao dia, sendo que destas devemos ingerir ao menos três porções de cereais integrais.

– Fonte das Imagens: Pesquisa Google
– Fonte: Informações colhidas do site A Nutricionista.com
Anúncios

2 comentários sobre “Tem saúde no grão do trigo!

  1. Olá, cheguei até seu blog através do Instagram do cozinhabach. Acho lindas as fotos que você posta, principalmente da natureza e dos locais da Alemanha , que espero um dia conhecer. Bom, mas o que eu queria mesmo era te perguntar se você conhece ou já ouviu falar de um livro chamado “Barriga de Trigo” de autoria de William Davis. Ele é médico cardiologista nos EUA. Não sei se ele foi lançado naAlemanha. Conheci esse livro por outro Instagram o “viversemtrigo” da Paula Martins que também teve câncer, sendo que o dela foi de mama. Vale a pena dar uma lida no livro ( estou lendo e colocando em pratica as dicas dele e minha saúde tem melhorado muito) e visitar o insta da viversemtrigo, ela posta umas receitas bem fáceis de fazer. Olha, desde já peço mil desculpas se eu estiver sendo intrometida demais. Fica com Deus! Muita saúde pra ti!

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Manoela!
      Tudo bem?
      Primeiramente gostaria de agradecer o comentário e fico feliz que as fotos lhe agradam 😉 Bem, quanto ao livro não conheço, mas vou buscar informações! Vou visitar também a página que me sugeriu! Na verdade, muitas das atitudes que venho colocando em prática, são reflexos das esclarecedoras informações que obtive através do livro do dr. Joel Fuhrman, o Comer para Viver (lançado no Brasil com o nome: “eu consigo emagrecer”). É um livro muito interessante e gostaria de deixa – lhe a dica. Mas, novamente te agradeço o comentário e as sugestões e oh, não se preocupe, não há intromissão alguma. Grande abraço 😙

      Curtir

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s